Antologia MÊS 2015

2015capamarrom-2

Em 2013, quando começamos a MÊS de maneira despretenciosa, não imaginávamos aonde esse projeto iria nos levar. Ao longo do ano, publicamos 12 zines mensais, financiamos nosso primeiro catarse. Aprendemos um monte sobre quadrinhos, edição, impressão. Descobrimos tudo no processo, com amigos que estavam criando com a gente, com os amigos já experientes que fizemos no caminho, e na tentativa e erro.

ou pequenos barcos não devem se afastar demais da margem
Maré, por Augusto Botelho
amanda2
Efêmero, Amanda Paschoal

 

Concluído o projeto do zine mensal, seguimos então publicando outras coisas, em outros formatos. Os quadrinhos ainda estavam lá e com eles vieram ilustração, catálogos de arte, zines experimentais. Publicamos Pagodi, Zuera, Identidades, Coisas, Matrioskas, e relançamos em edição definitiva O Aguardado e Marco, o Macaco do Espaço. Mas ao fim, percebemos que algo da zine MÊS talvez não estivesse presente durante essas etapas de mudanças e experimentações.

Escalas, Diego SanchezEscalas, Diego Sanchez
Montanha-Bebê, Taís Koshino
Montanha-Bebê, Taís Koshino

 

Finalmente, em 2015, decidimos que nosso próximo passo seria voltar forte aos quadrinhos. Nós gostávamos do formato das zines, já sabíamos qual era o direcionamento editorial da MÊS, mas queríamos algo que nos trouxesse maiores possibilidades narrativas, histórias mais longas e a possibilidade de conhecer e publicar o trabalho de novos autores. A idéia veio então na forma de uma revista grande, uma antologia de quadrinhos aos moldes da MÊS, mas com mais páginas, formato maior, capa colorida e proposta de periodicidade anual.

8º Assalto, Matheus Vianna8º Assalto, Matheus Vianna

 

Abrimos então uma convocatória. A página tinha uma visibilidade e a zine já tinha corrido um bocadinho do país. Recebemos boa e diversa quantidade de trabalhos, coisas que as pessoas acreditavam ter a cara da MÊS. Deu pra sentir a espectativa que os autores e leitores tinham com nossa revista. Selecionamos da melhor maneira possível a fim de atender essa diversidade de vozes e vontades.

Bilocação, Daniel LopesBilocação, Daniel Lopes
Criança com Galho: Saltos, Antônio Silva
Criança com Galho: Saltos, Antônio Silva

 

E teve um pouco de cada coisa. Tem quadrinho de aventura, tem fantasia, tem bobagem e coisas bizarras. Tem colagem, rabiscos à grafite, aguadas, foto. Quadrinhos de um autor, de dois, quadrinhos de vários autores. Tem as viagens oníricas de Diego Sanchez, história longa da Criança com Galho, as aventuras das garotas do Girl Gang e as peripécias de Suetam.

Support Your Sisters, Girl Gang Coletivo - Jéssica Lisboa
Support Your Sisters, Girl Gang Coletivo – Jéssica Lisboa
Abrigo, 3M3Abrigo, 3M3

 

Depois de um ano de pausa na edição e publicação de coletâneas, é muito prazeroso voltar a trabalhar nesse âmbito. A Antologia MÊS, agora anual, chega para somar e colaborar com a multiplicidade das nossas cenas. Esperamos que a cada edição ela possa crescer, melhorar cada vez mais sua curadoria e oferecer ao público uma parcela diversa do que vem sendo feito por aí.

Lave as Mãos Antes de Sair, Adri. ALave as Mãos Antes de Sair, Adri. A

Um comentário sobre “Antologia MÊS 2015

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *