Livros de Mar: Roteiros Poéticos

livros03

Um livro que percorreu mares e rios, mas decidiu atracar na terra seca que circunda um pequeno lago. “Livros de Mar – Roteiros Poéticos” é o primeiro livro de poesia do catálogo da MÊS e o quarto livro publicado de Tristão Botelho, autor paracatuense radicado em Brasília. O quadrinista e editor Augusto Botelho assina o projeto gráfico e as ilustrações. O resultado da parceria é um passeio por entre ilhas de imagens, palavras e abstrações.

livros13

Mais leve e solto que os demais trabalhos do autor, Livros de Mar é uma coletânea construída ao longo do tempo. Entre poemas antigos e recentes, nasce uma coerência despretensiosa: “No final das contas, não sei se sou teimoso e não mudei tanto assim nesses anos todos. É um livro de meditações soltas”, explica o escritor.

No prefácio do livro, Napoleão Valadares dirá: “Com uma linguagem simples, concisa e precisa, imagens atraentes e movimento contínuo, a poesia de Tristão nos dá a ideia de um rio claro, que vai passando e que também fica”

livros06

E continua:

“Não só rio, porque aqui encontramos afeição ao mar, como se vê nos poemas Lendo Sophia. Aliás, esse conjunto de poemas é uma verdadeira história de amor, liricamente nascida.

E o poeta envereda também pela mitologia grega, como vemos nos poemas A Herança de Dédalo, Ícaro, Electra, Orfeu sem Eurídice, Ulisses. Tudo com uma destreza poética que raramente se vê nos dias de hoje. Ao tempo em que é sentimental (A Outra Paracatu), revela-se filósofo e proverbial (Balança). E filosofia não está só em Brevíssima História da Filosofia, mas em Fragmento, Dos Infernos e Lição de Estilo.”

livros07

Vale a pena mostrar O Engano, pequeno e belo: Tristão crê amar Isolda. / Isolda crê amar Tristão. / Tolos. Ambos amam amar. E fecha o livro com chave de ouro, ao brindar-nos com um soneto, Carta de Marear, que, por sua vez, se fecha com chave de ouro.”

A obra é também o primeiro livro do selo Botella, braço da editora criado para diversificar a linha editorial da MÊS, especializada em quadrinhos, trazendo publicações de literatura e artes visuais.

livros15

Livros de Mar – Roteiros Poéticos  pode ser adquirido na nossa loja.

 

Mar_capa_final-1
Capa e contracapa do Livros de Mar – Roteiros Poéticos, por Augusto Botelho

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *